13/04/2023 • 3 min. de leitura

Eduardo Mônaco, diretor presidente da ClearSale, e Luiza Helena Trajano debatem novidades sobre oferta de crédito no mercado

Evento contou com a presença de executivos como Luiza Helena Trajano, presidente do Magalu, e Eduardo Mônaco, diretor presidente da ClearSale

A 11ª edição do Fórum LIDE do Varejo, realizada no fim de março, em São Paulo, mais uma vez trouxe ao palco grandes personalidades da política e do varejo brasileiro para um debate fundamental sobre o futuro do setor no país. Luiza Helena Trajano, presidente do Magalu, João Doria, ex-governador de São Paulo e co-chairman do LIDE, Jorge Lima, secretário de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, e Eduardo Mônaco, diretor presidente da ClearSale, estiveram no palco para conversar sobre o consumidor no centro do varejo, equilíbrio fiscal, inteligência de dados, tecnologia, papel do setor no cenário econômico e, com grande destaque, a concessão de crédito.

Para Luiza Helena Trajano, o equilíbrio fiscal é primordial no processo de recuperação do varejo após a pandemia, com um crédito mais justo e responsável para alavancar o setor.

“Juros altos não trazem renda, nem crédito, nem emprego e, muito menos, consumo. O varejo, que é o maior empregador do Brasil, precisa de crédito, assim como o consumidor. Precisamos manter o protagonismo na economia”, diz a executiva, que também preside o grupo Mulheres do Brasil.

Para Eduardo Mônaco, o crédito mais justo e inclusivo, com um olhar mais positivador e menos negativador, deve ser uma importante alavanca para o crescimento do varejo nos próximos anos. “Nem todo mundo percebe, mas a principal fonte de informações de consumidores está no varejo. Ele tem uma riqueza de dados que precisa ser valorizada e blindada para o melhor uso, para garantir mais eficiência nas operações. A experiência do varejo precisa ser a base para todos os outros setores reaquecerem a economia daqui para a frente”, ressalta o diretor presidente da ClearSale.

Varejo, crédito e mercado financeiro

unnamed (2)-1

Durante o debate, tanto Luiza Helena e Eduardo Mônaco quanto outros especialistas presentes no evento discutiram temas como taxas de juros e mercado financeiro, já que estes fatores afetam diretamente o crescimento do varejo. Para os presentes, o equilíbrio no crédito pode trazer crescimento da renda, e isso tem um reflexo praticamente imediato no varejo, que espera um 2023 de bons resultados.

Para a presidente do Magalu, a hora de agir é agora, e todos precisam estar envolvidos. Neste caminho, o executivo da ClearSale foi ao púlpito para falar como a empresa atua há mais de duas décadas por um mercado mais justo, seguro e confiável, com destaque para o quanto é possível usar a expertise do varejo para viabilizar a concessão do crédito para públicos que hoje não têm este acesso.

“O varejo é muito rico em dados de consumo das pessoas, e por analisarmos grande partes das transações digitais do Brasil, conseguimos aplicar tecnologia e inteligência para entender que, apesar de eventuais negativações ou coisas do tipo, as pessoas podem ser boas pagadoras e ter acesso a um crédito que hoje é engessado e restrito a um grupo muito pequeno de empresas e pessoas no Brasil”, diz Eduardo Mônaco.

Digitalização do mercado varejista

1679600469141

O evento ainda teve espaço para uma conversa interessante sobre a digitalização do mercado varejista, que já vinha em crescimento, mas que ‘explodiu’ durante a pandemia, quando as pessoas estavam impedidas de circular em espaços físicos fechados e muitas lojas precisaram aprender rapidamente como vender no digital.

Com isso, já é possível identificar mudanças profundas no comportamento do consumidor, com novas exigências e foco maior em experiência. Colocar o cliente no centro de todas as decisões do varejo passa a ser primordial, e não fazê-lo pode até representar um grande passo para o fracasso. Em contrapartida, trabalhar na multicanalidade pode ser o caminho para o sucesso, em um cenário onde certamente há espaço para todos.

Título

Escrito por

Jornalista responsável pela produção de conteúdo da ClearSale, é graduado pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado em Comunicação Multimídia pela FAAP. Tem 10 anos de experiência em redação e edição de reportagens, tendo participado da cobertura dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Renovado após seis meses de estudo e vivência no Canadá, aplica agora seus conhecimentos às necessidades do mundo corporativo na era do Big Data.

Assine nossa newsletter

Ao fornecer suas informações, você declara estar ciente de nossa Política de Privacidade e aceita que a ClearSale envie informativos, ofertas e outros materiais.

Leitura em Libras